top of page

MAQUIAGEM

Guia dos pincéis: aprenda a usar cada tipo para um make incrível

Pincel para base

                                          

 

  

Arredondado, achatado e com cerdas mais firmes, é indicado tanto para aplicar a base compacta como a versão líquida. Vale a pena usar porque deixa o resultado mais uniforme - com ele, você controla melhor a quantidade do make.

Truque de expert
Com o pincel, espalhe a base sempre do centro do rosto para fora e de cima para baixo, para não levantar a penugem. Não se esqueça da região próxima à raiz do cabelo e do pescoço. Para finalizar, dê leves batidinhas com os dedos para fundir o produto com a pele e prolongar a fixação​

DUO FIBER 

Queridinho dos maquiadores, é ótimo para aplicar a base líquida, especialmente para quem precisa só de uma cobertura leve. Com dois tipos de fibra, sintética e natural, e o topo cortado, espalha o produto facilmente e deixa o acabamento mais uniforme. Também serve para aplicar o pó.

Truque de expert
Ponha algumas gotinhas de base na testa, no nariz, nas maçãs do rosto e no queixo. Com movimentos circulares, espalhe o produto no rosto todo até uniformizar.

 

PARA PÓ

Gordinho e maleável, espalha o pó sem deixá-lo acumular em alguns pontos. Pode ser usado com a versão tradicional, com cor, ou translúcida, que serve para tirar o brilho do rosto - para isso, passe o pincel apenas na zona T: testa, nariz e queixo.

Truque de expert
Encoste o pincel no pó e dê uma leve batidinha nele para retirar o excesso. Aplique com movimentos circulares.

 

KABUKI
 

​Com nome inspirado no teatro japonês, o kabuki conquistou muita gente por seu formato compacto, que ocupa pouco espaço no nécessaire. Pode ser usado para aplicar pó facial, especialmente aqueles que dão um ar bronzeado sem deixar o resultado artificial. Também serve para passar blush.

Truque de expert
Como a fibra desse pincel tende a ser um pouco mais firme, deposita uma quantidade maior de produto na pele. Tire o excesso antes de encostá-lo no rosto e espalhe bem, fazendo movimentos circulares
.
​

Existem dois tipos: com cerdas arredondadas, como o da foto, e com cerdas chanfradas. O primeiro é ótimo para não deixar o blush tão marcado e funciona bem para destacar o topo das maçãs do rosto. O segundo cria looks mais intensos e ajuda a afinar o rosto, se usado na diagonal, das bochechas
às têmporas.

Truque de expert
Para não depositar produto em excesso, dê uma assopradinha no pincel antes de encostá-lo nas maçãs do rosto. Com o resto que sobra no pincel, realce testa, nariz e a linha da mandíbula.


 

PARA BLUSH
 

PARA SOMBRA
 

​
 

​O formato redondinho e as cerdas curtas e macias se encaixam perfeitamente no côncavo das pálpebras superiores. Com movimentos de vaivém, você esfuma a sombra e até cria um efeito degradê com dois tons diferentes.

Truque de expert
Também é um ótimo aliado para fixar o batom colorido. Com o pincel, aplique um pouco de pó translúcido por cima do batom e espalhe o produto sobre os lábios
.

​

PARA BOCA

​Ele é o mais fininho de todos, mas tem cerdas longas e firmes que garantem precisão na hora de contornar os lábios com aquele batom vermelho irresistível. A ferramenta ajuda a evitar borrões e assimetrias e deixa o acabamento impecável.

Truque de expert
Use-o deitado para fazer o contorno dos lábios e, depois, em pé, para preencher o centro da boca. Também vale recorrer a esse pincel para iluminar, com gloss, o arco do cupido, o biquinho do lábio superior.


​

CHANFRADO

​Com cerdas curtas e durinhas, e corte diagonal na ponta, permite que até as menos habilidosas façam o traçado de um delineador. É só "sujar" a ponta no delineador em gel ou sombra cremosa e contornar a linha dos cílios superiores. Também é bom para passar sombra colorida na linha das pálpebras inferiores.

Truque de expert
Invista nele para camuflar falhas na sobrancelha fazendo pequenos riscos com sombra marrom no sentido do crescimento do pelo.


​

FAN

Ele se parece com um leque, mas tem função de vassoura. Serve para retirar os resíduos de sombra que caem nas pálpebras inferiores depois de fazer aquele olhão preto esfumado e para tirar o excesso de pó facial ou de blush.

Truque de expert
Use-o para aplicar iluminador em pó só nos ossinhos das maçãs do rosto. O resultado vai ficar leve e natural.

Eai garotas ? gostaram ? .... Bjs

Delineador: truques espertos e diferentes estilos

​

Treinar, treinar, treinar e treinar na frente do espelho é a recomendação número 1 dos experts para chegar ao melhor traçado. Mas também existem bons truques. Coloque-os em prática:

1. Antes de começar, use o próprio delineador para fazer pontinhos ao longo da linha dos cílios superiores. O pontilhado vai servir como um guia, que facilita na hora de fazer o traçado definitivo.

2. Experimente fazer primeiro um traço com um lápis preto, que proporciona mais firmeza e menos risco de borrar. Quando estiver pronto, é só aplicar o delineador líquido por cima do "rascunho".

3. Levante um pouquinho o queixo na hora de passar o delineador. Nessa posição, a pálpebra se abaixa automaticamente e fica mais fácil visualizar o território. Outra dica é apoiar o pulso na bochecha para garantir mais firmeza. Importante também: não estique a pele da pálpebra para que o traço não fique torto depois de soltá-la.
​
​

4. O delineado estava perfeito e quase pronto até você errar no acabamento. Nada de desespero. Pegue um cotonete, umedeça com demaquiante e faça o reparo. Se o borrão for pequeno, dá para escondê-lo com uma pitada de corretivo.

​

3 maneiras de usar o delineador

Clássico
Em versão discreta (mas não menos impactante, como usa a cantora inglesa Adele), o delineado clássico pode ser até mesmo a sua maquiagem do dia a dia. Faça um traçado fino bem rente aos cílios superiores e finalize o desenho puxando-o levemente para cima no canto exterior. "Como é mais básico, dá para usar desde nude até vermelho nos lábios", explica Danilo Toscano, maquiador de São Paulo. Aplique um iluminador em toda a pálpebra móvel antes de começar.

Gatinho
O desenho gatinho, ou cat eye, em inglês, garante o estilo pin up, a cara da cantora Katy Perry. Comece fazendo uma linha fina bem rente aos cílios superiores. A partir da metade do olho, engrosse o traço. Quando chegar ao canto exterior, afine-o novamente e, ao mesmo tempo, direcione-o para cima. Depois, passe o delineador na linha dos cílios inferiores a partir da metade do olho e una os dois traçados. "Lápis branco ou bege na linha-d’água dão a impressão de olhos maiores"​

À la Amy Winehouse
Para copiar o visual que virou marca registrada da cantora, faça um traço grosso, sem muito cuidado em ficar perfeito, e finalize com um cat eye bem geométrico, puxando-o em linha quase reta na direção da ponta da sobrancelha. "O ideal é que o traço não encoste na sobrancelha". O look, mais rebelde e ousado, combina com mulheres modernas e em ocasiões informais.

​

Cinco erros que você não pode
cometer ao usar o rímel

​

1. Máscaras antigas devem ir para o lixo já! Você tem ideia de quando comprou seu rímel? Se a resposta for não, até sua saúde vai agradecer se o tubinho for para o lixo. "Germes e bactérias podem se proliferar no produto e causar alergia, vermelhidão, coceira ou até tersol e conjuntivite", alerta Marcela. Além disso, com o tempo a textura da máscara fica mais grossa e acaba provocando aquele acúmulo indesejado nos cílios, grudando os fios.
2. Manuseie o aplicador com cuidado "Bombear o aplicador dentro do tubinho intensifica a criação de bolhas de ar, dando origem aos flocos e ao ressecamento do rímel. Há quem goste de pingar soro fisiológico para deixá-lo mais fluido, mas o produto acaba perdendo sua funcionalidade original", conta a profissional.
3. A raiz dos cílios também merece rímel Aprender a aplicar a máscara por toda a extensão dos fios pode ser a chave de sucesso para ganhar um olhar profundo. "A melhor maneira de aplicar o rímel é começando pela raiz e depois trazendo o produto por toda a extensão dos cílios. Se você passar apenas nas pontas, o efeito acaba sendo contrário, o olhar fica mais curto", esclarece a expert.
4 Poucas camadas, por favor! Com a expectativa de fazer um olho digno de passarela você acaba passando mil camadas e quando se depara com o resultado final vê aquele desastre? Marcela explica como evitar o "olhar de aranha": "O ideal é aplicar de duas a três camadas. Espere secar um pouco e aplique a seguinte. Mais que isso o olhar fica empelotado. Também vale comprar aqueles produtos que têm um lado branco, de fibras, e o outro preto, que garante o volume", diz.
5. Atenção redobrada para os cílios inferiores Como eles são pequenininhos, você pode nem dar tanta atenção, mas saiba que os cílios inferiores podem causar o maior estrago no seu make se a máscara não for corretamente aplicada. "Encoste o aplicador bem rente à raiz e passe apenas uma vez. O cuidado para não borrar aqui é essencial, já que um erro pode acabar reforçando as olheiras que muitas vezes nem temos", revela. Mas, se por acaso errar, espere secar e tente usar apenas algumas hastes de algodão antes de partir para o demaquilante, em casos mais graves
. ​

bottom of page